Publicidade

Ponto de vista > Entrevistas
Razão e sensibilidade
Texto Cilene de Castro | Fotos Arquivo Pessoal | Adaptação Thales Bormann (estagiário)
Quem conhece esta dupla sabe: esses dois conceitos alimentam o trabalho do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer de interiores Daniel Casagrande. Os curitibanos, que comandam há 20 anos um dos escritórios de arquitetura mais representativos do sul do País, despontam nos cenários nacional e internacional pela capacidade de encontrar soluções sustentáveis, elegantes e viáveis, não só para casas e apartamentos, mas, sobretudo, para projetos de interiores voltados para a área da saúde, como clínicas odontológicas e consultórios. E acredite: nos traços e no design propostos por eles, você jamais vai encontrar um consultório estereotipado. Linhas retas, sobriedade e a união de materiais elegantes faz que uma simples recepção tenha um clima aconchegante de um living. “A elaboração desse tipo de projeto requer estudos e conhecimentos mais profundos e atualizados de normas técnicas e de vigilância sanitária”, conta Daniel.

Atualmente, são cerca de 400 projetos em andamento no escritório, entre clientes espalhados por Portugal, pela Itália, pela Argentina e pelo Brasil. Para atender à demanda, o ritmo de trabalho é intenso. Mas know-how para sustentar essa pluralidade eles têm. Segundo Luiz, um bom projeto de arquitetura deve respeitar inúmeras considerações. “É preciso ficar atento desde a relação com o meio ambiente às normas de aprovação e legalidade. Mas o mais importante: deve ser funcional, prático e, como toda obra de arte, ímpar em sua concepção”.


Antenados, a maior preocupação atual da dupla é com a sustentabilidade, assunto recorrente no mundo inteiro. “Acredito que a partir de agora, esta preocupação será marca registrada em todos os escritórios de arquitetura”, confirma Daniel. A tecnologia e a automação são outros pontos fortes que marcam os seus projetos. “Acreditar na arquitetura como solução espacial e como meio para expressar seu lifestyle sem dúvida é a maior motivação para o profissional compor e escrever com amor parte da história da vida das pessoas”, diz Luiz.

O arquiteto afirma que o caminho certeiro para se obter êxito na execução da obra é saber ouvir, interpretar e entender os diversos perfis dos moradores. “Nossa filosofia é criar projetos que, por meio de nossas habilidades técnicas, reflitam a personalidade de quem viverá diariamente naquele espaço”, define Daniel. Maganhoto acredita que a arquitetura brasileira viva, atualmente, uma dicotomia. “De um lado, temos a preocupação com o meio ambiente e questões que envolvem a sustentabilidade e a busca por técnicas construtivas utilizando materiais alternativos que poluam o menos possível. Do outro, uma arquitetura monumental, em que materiais como estruturas metálicas e vidro convivem com projetos de arquitetura neoclássica ressuscitada”.



Ele não alimenta ilusões e diz que essas duas situações nos levam a perceber a falta de identidade na arquitetura desta década. “Acreditamos que estamos à procura dessa personalidade”. Hoje, o mercado exige que o arquiteto tenha muito mais que conhecimento técnico. “Estar atento às novas tecnologias, soluções rápidas e um bom planejamento de custos e orçamentos para responder ao processo inteiro, do projeto à execução, é indispensável”, finaliza Luiz.

GALERIA DE FOTOS | Conheça 3 projetos de sucesso dos arquitetos

AnteriorProxima
Com todas as notas para o bem-estar, na clínica de odontologia projetada pelos profissionais, o objetivo foi humanizar o ambiente, com o conceito de espaço amplo e funcional conseguido por meio do uso de espelhos e painéis fotográficos. A disposição do mobiliário promove uma organização dinâmica à sala de espera.
A tríade natureza, beleza e conforto define o ponto de partida deste projeto. O paisagismo contorna o terreno com muito verde e abre espaço para o lazer com hidromassagem, gazebo e espreguiçadeiras para relaxar.
Teto levemente rebaixado, iluminação dosada pela persiana e truques de marcenaria trouxeram para o quarto do casal o clima ideal para relaxar. Nos tons? O branco e o preto, que dão um toque de sobriedade, ao mesmo tempo em que reforçam a elegância do jovem casal de moradores.
Onde encontrar


Maganhoto e Casagrande Arquitetura Tel.: (41) 3335-2918; www.maganhoto.arq.br




Fechar
Mostre o seu espaço, receba a nossa Newsletter semanalmente e participe de concursos! Faça parte de nosso portal, cadastre-se!

As melhores revistas de decoração do Brasil!

Fiquei muito feliz porque o Portal Decoração foi lançado. Quero que saibam que vou estar sempre aqui aperriando todos vocês. Um super Cheirão!

Tatiana Veras, João Pessoa - Paraíba, via e-mail
Editora Online